sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Livre Arbítrio


Somos livres para pensarmos o que quisermos. Mais do momento que nossos pensamentos começarem a ansiar pular para o exterior e trazer pessoas pra dentro de nossos conceitos, aí já começa a modificar as coisas.
O maior problema com crenças é que às vezes a intolerância e o respeito mútuo entre a religião e o religioso não funcionam. Pois todos somos seres humanos, simples seres humanos! Todos caem algumas vezes e o diálogo pode nos levar a uma harmonia! “Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” (Romanos 12,16)
Acredito que todo ser humano tem por si próprio e possua esse lado de cominação e de ansiar, em todos os tempos. Acredito que a humanidade sempre possuiu isso. E na maior parte da história o homem usou a religião e a política pra fazer muito mal. Escravizou negros e índios. Usou e usa de racismo até hoje em muitos aspectos. O meu pensamento livre é: Todos podem rezar pra quem desejar, cultuar o que ambicionar ser. Mede-se o caráter de um indivíduo, não pela sua crença, por sua raça, pela forma de se vestir, mais sim pelo conteúdo de seus ideais. Ter o livre arbítrio e ao mesmo tempo o discernimento, para tentar viver a vida um dia de cada vez e com coerência nas atitudes, isso é que podemos e devemos praticar na nossa vida cotidiana.

Nenhum comentário: