quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Serra do Lobo



A Serra do Lobo, localizada no município de Camacho, Minas Gerais, é um bioma típico do cerrado no centro oeste do estado. Apesar da degradação, sofrida no passado, devido à extração de granito, ainda preserva alguns vestígios de vegetação dos campos rupestres, que com certeza eram mais abrangentes no passado. Como relata Auguste Saint-Hilarie, no seu livro Vagens as Nascentes do São Francisco. Ele descreve quando passou por esta região, entre 1816 e 1822:
“A estrada que leva a essa fazenda atravessa terras mais montanhosas que as que eu percorrera nos dias anteriores. Os vales são mais profundos, as matas mais extensas e só o alto dos morros é coberto de capim. O morro mais elevado das redondezas ergue-se de um pequeno curso d´água denominado Camacho, e do seu cume se descortina uma vasta extensão de terras. Encontrei ai algumas plantas que ainda não tinha visto desde o inicio de minha viagem.”
Na parte mais alta da Serra, onde foi o centro de extração de granito, se mostra um exemplo de como a natureza é poderosa. Após abandonarem a extração e deixarem tudo literalmente destruído, a natureza se regenerou com força sagaz! Recuperando sua vegetação natural do cerrado, constituída neste topo por vegetação de campos rupestres e pequena mata ciliar, formada por espécies típicas do cerrado, como a pindaíba, barbatimão, cedro e cagaita.















Nenhum comentário: