sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Planeta doente

Quando vejo uma tragédia ambiental monstruosa como a que ocorreu em Mariana semana passada, fico desapontado com tamanha desgraça!







Eis que em uma esfera intergaláctica, conversavam os planetas da nossa galáxia, menos o Sol e a Terra. Esses por sua vez se encontravam em uma distância mais reservada, por fim, o restante dialogava entre si, mas era um assunto de preocupação, pois um dos seus membros celestes não parecia bem, no caso a Terra.
Logo então tomou a palavra o eloquente Mercúrio:
- Amigos, eu acredito que todos vocês já perceberam tal situação que se encontra a Terra!
- Se encontra muito agressiva! Sinto que está abrasadora! Tão quente que parece que vai deflagrar! O que será que se advém? Porque esta assim tão estranha? 
Nisso, Vênus tomou a palavra e disse:
- É um fato o que Mercúrio diz. É estranho, pois há alguns milênios atrás não estava assim, parece que de um simples século para cá, ficou indolente, triste, parece que até o seu azul está menor! 
E então, Marte pegou a palavra:
- Estranhamente ele se encontra de forma demudada, não tenho dúvidas disso. O que intuo aqui é que sua indiferença, como diz Mercúrio, foi tão repentina! Não me ouve mais, crê que o que pondera é o correto e se tornou intolerante! 
Júpiter interveio:
- Amigos, eu vejo muito daqui. Então, infelizmente eu tenho que concordar com todos! Como pode a Terra de um instante secular passar a ficar assim tão indiferente? Será que nós fizemos algo em nossas órbitas que causaram tal mudança?
Saturno então disse:
- É algo abstruso o que diz Júpiter! O que nós poderíamos ter feito? Porque toda essa concentração de ódio da parte da Terra? O que há nela? Assim como relata Mercúrio!
Urano então toma a palavra:
- O que estão relatando é realmente estranho! O que há de deparar nela que possa causar essa alteração? Assim como todos, eu também fico a refletir o que pode ocasionar essa raiva, essa espécie de agressão que a deixa a ponto de se aquecer!
Por fim, Netuno intervém para fechar o último diálogo entre os planetas preocupados com o irmão celestial:
- Mesmo eu estando aqui mais afastado, sinto isso também! Pois um amigo não precisa estar todo o sempre próximo para dizer que é um amigo! Amigos são amigos sempre e não devem nada uns aos outros, são sempre atrelados pelo laço da boa amizade! Acredito que chegamos a um senso comum, e devemos perguntar ao Sol. Ele deve ter algo a dizer, já que estás junto da Terra agora. Só ele poderá nos contar o que se passa!
Então, perguntaram ao sol:
- Sol, o que se passa com a Terra? O que há com ela?
O Sol se voltou e respondeu. 
- Vejo que estão preocupados com a Terra. Infelizmente eu também estou! E a notícia que devo lhes dar não é boa!
- Nisso Mercúrio interveio:
-Diga-nos Sol! O que há com a Terra?
O Sol então lhes falou:
- Todos vocês vem notando que de um mísero século para cá a Terra se depara indiferente, parece uma concentração de ódio, nota-se que ela está quente! Percebe-se que não compreende a ninguém, não nos houve! Que não quer mais acatar a diferença que existe entre nós planetas, que muitas vezes prefere dar espaço a sua única existência, sem ao menos ouvir o que temos a dizer. Encontra-se em um estado imerso, como se sua razão fosse à verdade!
Eu dialoguei com ela, então a Terra me disse que está doente!
Todos exclamaram:
- Doente! Mais o que ela tem?
Então o Sol foi objetivo e direto:
- Amigos ela está com uma doença chamada: Humanos!
Eis então que o silêncio entra na galáxia e pairou entre os planetas."

Nenhum comentário: