terça-feira, 22 de julho de 2025

Acampamento de Inverno no Morro da Bela Vista

 

Quando o inverno chega por aqui, no centro oeste de Minas e o clima seco e frio toma conta de todos os lugares, percebo que o momento em que mais gosto de desfrutar da natureza praticando camping selvagem chegou. Esse local em especial é a segunda vez em que acampo, desta vez solo. Um camping com ventos fortes durante o dia e logo que o lusco-fusco chegou o ar parou o seu movimento completamente. Mas antes disso enquanto coletava lenha na mata, houve alguns momentos em que ele cessou também. E nesse instante o silêncio era tão intenso dentro da mata escura que o meu sentido de audição parece que ficou amplificado, são coisas da natureza esses instantes.

Durante a noite o silêncio perdurou até a alvorada. Há muitos anos não contemplava um acampamento com uma paz tão forte. Ou seja, quando algo tem que dar certo e você tem o ânimo de fazer, as coisas simplesmente acontecem, pois a sorte é aliada da coragem! Eis um breve registro de um ótimo dia e pernoite de campo!

 












 


 

terça-feira, 15 de julho de 2025

Prospecção Anual

Em relação atividades outdoor, certas incursões vão se tornando algo de praxe. Como por exemplo, minha prospecção na área do Morro da Bela Vista, na Ponte da Raiz, comunidade há 16 km da minha residência. Relativamente perto, porém é um caminho que possui inúmeras bifurcações que levam a três municípios diferentes. Para quem conhece não existe problema, mas para quem desconhece, fica muito complicado de se chegar até lá.

Esse é um ponto, agora voltando às atividades outdoor, lá também existe uma vasta área de cerrado nativo, o que tornou necessária a minha prospecção anual para verificar a área onde acampo. Essa avaliação do local se torna necessária, primeiro devido ao fato do reconhecimento do caminho, que a cada ano se torna mais “sujo” como é dito pelas pessoas mais velhas da região. Um termo pejorativo perante a natureza em minha opinião, porém em outras épocas era necessário que se removesse a parte nativa para se plantar e tirar seu sustento para sobreviver. Ou seja, é o que se chamava de “limpar o terreno”. De qualquer forma, como já disse antes, quando eu percebo que há uma área “suja” é exatamente aí que adoro realizar meus campings e atividades outdoor.

Esse foi um dia de caminhada e verificação do terreno onde realizarei meu acampamento selvagem, como fiz exatamente no ano passado. Eis um breve registro desse dia!

 

 











quinta-feira, 3 de julho de 2025

O silêncio da natureza!

 

Creio que a maioria das pessoas no mundo viva sempre a procura de algo em sua jornada. Isso não é ruim, de forma alguma! Ter uma busca para essa nossa passagem ilusória nesse plano terreno nos ajuda e muito! É claro que essa inquirição pode nos trazer coisas boas e ruins. Mas isso depende das inúmeras variantes que se há na vida de cada um. Sendo assim, cada um de nós julga o peso dessa caça mundana!

Particularmente eu dou muito crédito a minutos de paz e contemplação na natureza. E quanto mais me afasto disso e fico imerso nos afazeres do mundo moderno (que infelizmente não posso sair), maior é a penúria do meu espírito. Porque dentro das coisas do mundo moderno, infelizmente a quantidade de dispersão é tão vasta quanto as estrelas do céu. Entretanto, um céu de inverno em Minas Gerais no inverno, por mais que haja estrelas jamais deixa o olhar de quem contempla disperso! Pelo contrário é uma conexão tão forte que leva a sua alma para uma verdadeira purificação!

Do mesmo jeito, no inverno, quando o tempo é mais lento e o sol é mais brando uma queda d’água num riacho traz a quem venera a mesma ablução da alma! E um alimento simples preparado ali é como um banquete! Porque a simplicidade rima com felicidade e não nada melhor do que saciar a fome quando se a tem!

Por isso eu afirmo, ouça o silêncio da natureza!

 

 








































quinta-feira, 17 de abril de 2025