![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdUzvJRVZ6TiEoNjPnQ9a8FVkSavovBP_AXp0hIfokaRfaYP5bVmUD9L68EMxbUpa2rj2Jcz3oz0l5c9m2cqlFfr2CvdubyYpwMv-x75chmht6A98V5TEiwjjdP5FTEzBFbGdC_6DApmg/s320/genghis_khan_by_mellomarrero-d3b4lyg.jpg)
Durante o século XIII, na Ásia um homem transformou um povo tribal em um grande exército. Esse homem conquistou o dobro do império romano e mais que Alexandre o Grande, seu nome era Genghis Khan.
Para que ele alcança-se tal vitória, ele reuniu todas as tribos em uma só e transformou homens nômades em um exército moderno que teve audácia de invadir a China do Norte e tomar Pequim. A maior cidade da Ásia era rodeada por muros e muito bem fortalecida. Para poder superar a grande muralha da China ele simplesmente a contornou.
Quando ele uniu todas as tribos da Mongólia Genghis Khan deu um exemplo simples, mais que acredito que possa ser compreendido por nós até hoje:
Ele mandou que um de seus generais segurasse uma flecha e disse: “Uma tribo sozinha é como essa flecha, pode se quebrar facilmente”. E quebrou a flecha. Depois pediu ao general que segurasse muitas flechas juntas e disse: “Várias tribos unidas serão como todas essas flechas, não podem ser quebradas.”
Fica claro o que Genghis Khan fez, que mesmo com homens proscritos ele conseguiu uni-los, deixando de lado costumes antigos que davam méritos apenas a aristocracia da época e implantou a meritocracia, onde todos poderiam conseguir!
Genghis Khan deu um exemplo importante de que a união é a força mais poderosa que o homem pode ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário